miércoles, 29 de agosto de 2007

Hip Hop


Tem tempo que eu tenho ouvido hip hop, talvez seja a única forma que eu tenha encontrado até agora para ouvir um discurso critico proveniente da favela, afinal, geralmente só chega no "asfalto" música-entretenimento vindo da favela. Comecei no rap com Gabriel o Pensador, talvez um dos primeiros artistas em que me viciei, foi o primeiro que eu tive mais de um cd. Gabriel é ótimo, mais o hip hop da favela é muito mais radical. Gabriel é um gênio, talvez, mas é do asfalto, como eu, incapaz de um discurso tao revelador quanto MV Bill ou Racionais.
Os três cds do MV Bill sao ótimos, gosto muito da raiva que se expressa claramente em sua forma de cantar, além da critica linda que faz à elite. Mostra a relaçao complexa entre o trafico de drogas, a pobreza das favelas, o racismo, a violência e a idiotice ridícula da elite branca. Racionais, muitas vezes, é mais cru, mostra a violencia e degradaçao do crime na favela, talvez mais impactante e poetico que o Bill, porém eu prefiro as palavras deste último, penso que sao mais lúcidas.
Recomendo muito o último cd do Bill, "Falcao", diversificado, criativo e ácido. Pra quem gosta de hip hop e critica social!

2 comentarios:

Turu curitiba dijo...

se tem que ouvi facção central nego, so cuidado pra não te um ataque..

Pablo dijo...

vo ouvir agorinha nego!