martes, 6 de mayo de 2008

O porco gordo peidando e a sardinha enlatada. (2007)







Mauricio D’allembert é empresário. O que é um empresário? Aquele que se ocupa de uma empresa? Pode ser... No caso de Maurício são 2 empresas, que ele dirige diretamente de seu escritório, na Barra. Maurício mora na Amaralina, de segunda a sexta trabalha das 9:00 às 19:00. 10 horas de ocupação diárias menos 2 horas de almoço = 8 horas de trabalho, um trabalhador comum! Permanece sentado em frente ao seu computador e seus telefones, munido de celular e Pager, tratando de negociar preços com fornecedores, cobrar resultados de seus funcionários, realizar pagamentos, mandar e-mails, dentre muitas outras tarefas. Ou seja, Maurício é um homem ocupadíssimo.
Estando sentado boa parte dos últimos 20 anos, Maurício adquiriu uma forma física bastante característica da maioria dos homens de negócios como ele: 120 quilos perfeitamente distribuídos entre o pescoço e o quadril, fora a cabeça (que cabeça!), braços e pernas! A três anos ele comprou um carro que considerava compatível a sua figura, além de confortável e, apesar dele não ligar muito para essas coisas, lindo: uma Cherokee. É verdade que o tamanho do carro incomodava um pouco no começo e os meninos de rua sempre corriam em direção a ele, pensando, coitados, que Maurício tinha dinheiro (“se eles soubessem quanto custa a gasolina do papai aqui não me pediriam um centavo”, Maurício costuma repetir), mas ele se sentia muito bem olhando tudo lá de cima. Vai e volta todos os dias do trabalho sozinho, escutando sua música.
Jesus de Jesus é pedreiro. Trabalha desde os 15 anos na construção civil. No momento ele está trabalhando na construção de um prédio na Barra, junto com outros 55 como ele, fora os patrões de várias patentes. Por coincidência, vejam só, também mora na Amaralina, a 500 metros edifício Mansão Reagan, ilustre moradia de Maurício. Ou seja, de segunda a sexta eles fazem o mesmo trajeto, apesar de que Jesus trabalha no sábado. Ele mora no Nordeste de Amaralina, para ser mais exato, numa casa de 10mX18m, uma das maiores e mais bem construídas da cercania, que caberia muito facilmente na sala de jantar de Maurício.
Jesus sempre trabalhou muito com o corpo, o que lhe fez forte e magro. Todo o dia pela manhã pega um ônibus com mais 50 pessoas e faz o trajeto em 1 hora, de pé. Paga 3,40 por dia para ir e vir, feliz por só precisar pegar um ônibus (o último trabalho eram 2, já houveram de três) e receber dinheiro referente ao transporte para dois.
Certo dia eu atravessava uma rua, o trânsito completamente engarrafado, quando vi, emparelhados, o ônibus de Jesus (ou o nosso ônibus que ele usava naquele momento) e a Cherokee de Maurício (comprada à vista com desconto). Tinha acabado de conversar com um amigo sobre poluição e pensei: “Puta que pariu...Aquele gordo sacana vai sozinho, de ar condicionado ligado, num carro que consome mais combústivel e emite mais poluição que a desgraça, enquanto aquelas 50 pessoas vão ultra-enlatadas naquele lata velha caindo aos pedaços. Que merda!”
Porque algumas pessoas, só porque são mais ricas, têm o direito comprar carros gigantes e luxuosos e contribuir muito mais com a poluição enquanto a grande maioria absoluta tem que aceitar ônibus superlotados? Porque não podem os ricos contribuir mais com o transporte de todos, já que eles são os mais favorecidos, para que todos tenham um transporte de qualidade média e a sociedade não destrua mais o mundo? É fato que quem trabalha mais ganha menos e quem tem mais trabalha menos.
Milhões de carros, cada vez mais pesados, estão sendo construídos nesse momento. Muitos deles vão ser usados por uma pessoa sozinha, que polui por 5. Continue se matando de trabalhar e compre um carrão de luxo, contribua você também com o diabo! Eu prefiro andar de ônibus. Tenho coragem de assumir as conseqüências de minha consciência. E você?

No hay comentarios: